Histórico

ONTEM

           A Escola Presidente Geisel foi criada em cumprimento à lei de ensino 5.692/74, dentro do projeto de Ginásios Orientados para o Trabalho, tendo como objetivo a formação acadêmica e profissional. Foi construída com recursos do MEC – Ministério de Educação e Cultura, PREMEN – Programa de Expansão e Melhoria do Ensino e dos governos do Estado e do Município. Com uma área de 24.000m², foi estruturada para atender a 1.200 alunos.
           Recebeu inicialmente o nome de Escola de 1º Grau Presidente Geisel, de acordo com o decreto nº 12.286, publicado no Diário Oficial de 16 de março de 1977, sendo desde então conhecida como “Escola Polivalente”, graças ao tipo de ensino para o qual foi criado. O de formação geral e formação especial (Educação para o Lar/ Técnicas Comerciais/ Técnicas Industriais/ Técnicas Agrícolas), tornando-o diferente das demais escolas.
           A partir de 1998, sua razão social foi alterada para Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel, devido às mudanças introduzidas na educação pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases 9394/96), afetando, portanto os cursos de preparação para o trabalho, sendo substituído, pelo projeto Arte e Educação – Escola Viva, desenvolvido pelo PROARES – Programa de Assistência às Reformas Sociais. Esta nova forma de educar, ensinando com prazer é o resultado de todo um trabalho que se faz sentir no elevado grau de satisfação dos alunos, professores e funcionários, como também na presença marcante dos pais que deixam transparecer com orgulho a felicidade e o amor de pertencerem à comunidade Polivalente.
           Em 1987 implantou o 2º grau, alterando-se, então, seu nome para Escola de 1º e 2º Graus Presidente Geisel. Seu primeiro diretor foi o Professor Raimundo Gonçalves Santana indicado pelo Governador da época Coronel Adauto Bezerra, permanecendo na função por nove anos. A professora Socorro Lucena Lima de Souza conduziu a direção da escola durante um ano e posteriormente a professora Inácia Ivonete dos Santos Lima assumiu a direção durante dezessete anos. Em janeiro de 2005 a professora Nagila Kellen de Carvalho Monte Bringel, assumiu a direção ficando até julho de 2013. Em agosto do mesmo ano, o professor Boaz David de Lima Gino assumiu a direção exercendo a função até abril de 2017. 

HOJE
           A escola atende uma clientela de 780 estudantes, provenientes de diversos bairros e cidades vizinhas, distribuídos em 2(dois) turnos, funcionando um total de 20 (vinte) turmas, sendo 10 turmas em tempo integral e 10 em tempo regular.
           Nossa missão é “servir bem à comunidade com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, através de um processo de ensino-aprendizagem como instrumento fundamental de cidadania”. Garantindo a permanência e o sucesso do aluno através de ações diversificadas relacionando a teoria e a prática com aulas de campo, aulas práticas em laboratórios de ciências e informática, atividades online através do blog da escola e outros sites educativos, práticas de vivência e pesquisa em parceria com Universidades, Empresas, Teatros e Indústrias.
           A equipe escolar é ciente da necessidade de trabalhar com a concepção de ensino e aprendizagem a partir e um mapa curricular redimensionado que visa atender as exigências do mundo moderno preparando o aluno para a vida, para o trabalho e para o exercício da cidadania plena.
           A qualidade do trabalho dos professores, professores Diretores de Turma, a participação da família, os fortes parceiros, o empenho dos funcionários, o envolvimento e o compromisso dos alunos proporcionam um cenário de aprendizado significativo que apesar das dificuldades alcançamos resultados positivos como: Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, participação de alunos e professores em diferentes feiras: Regional, Estadual e Nacional – sendo agraciada em diferentes categorias.
        Trabalhamos a concepção de ensino e aprendizagem a partir de um mapa curricular redimensionado que visa atender as exigências do mundo moderno preparando o aluno para a vida, para o trabalho e para o exercício da cidadania plena. Sabemos que a caminhada é longa, com obstáculos e que precisamos melhorar cada vez mais. A comunidade Polivalente acredita numa educação de qualidade prestando um serviço com compromisso à sociedade caririense.
         
Página atualizada em 25/11/2018.